08/10/2007

Cazuza

Dia desses recebi um email de um texto que estava rolando pela net de uma psicologa que depois de assistir com a filha adolescente o filme sobre a vida do Cazuza faz uma critica feroz ao personagem.
O texto chama o Cazuza de marginal. Por que usava drogas? Porque era gay? Por que era musico? Por que morreu de Aids?
Até ai consegui manter a calma mas o texto chega a um ponto onde todos aqueles valores morais puritanos que fazem parte da nossa sociedade aparecem de forma exaltada e absurda e então decidi cita-lo aqui no blog.
A psicologa em questão diz que Cazuza é um péssimo exemplo para a sociedade, que so bebia, se drogava e participava de bacanais, que era um filhinho de papai e nunca teve que trabalhar e que so gravou disco porque sua familia era influente no mundo musical.
Mas então vem a pergunta, para que os cantores ou atores ou qualquer outro tipo de artista deveriam ser um exemplo para alguém?
Ou sou fã de Cazuza, do mesmo jeito que adoro Janis Joplin ou Amy Winehouse so para citar alguns, mas isso não faz de mim uma drogada ou ativa participante de bacanais, esse ultimo mais por pudor que por falta de vontade.
Ela se diz horrorizada principalmente pela filha adolescente ter visto o filme e assim se ver na condição de ter que explicar a menina que se drogar, beber ou participar dos ditos bacanais não é algo normal.
Prefiro passar por cima da comparação entre Cazuza e Fernandinho Beira Mar até porque é tão absurda que eu comecei sinceramente a pensar que alguém teria que dizer a psicologa em questão que drogas nao são boa coisa e podem provocar alucinações graves.
Mas o pior de tudo mesmo, aquele pedacinho que me tirou completamente do sério e aqui eu copio integralmente foi esse ai:
"Devo lembrar aos pais que a morte de Cazuza foi consequência da educação errônea a que foi submetido. Será que Cazuza teria morrido do mesmo jeito se tivesse tido pais que dissesem NÃO quando necessário? "
Eu me engano e agora a drogada sou eu ou o Cazuza morreu de Aids? Uma doença atroz que mata um numero absurdo de pessoas a cada dia, que talvez e digo talvez porque so posso falar da realidade que conheço, dependa sim de uma melhor educação, menos puritana e mais realista e que explique para essa meninada por ai que camisinha é uma necessidade, que não existe ninguém livre deste perigo e tanto é assim que o grupo de pessoas contaminadas pelo virus do HIV que mais cresce é o das mulheres casadas.
Culpar os pais do Cazuza por ele ter morrido de Aids? Pelo amor de todos os deuses de onde essa mulher tirou tamanho absurdo?
Eu tenho 36 anos então Cazuza fez parte da minha adolescência, mas ficaram para mim duas coisas importantes desse homem: seu legado musical e sua coragem em afrontar uma doença que ainda hoje é um tabu. O cantor corajoso que subiu ao palco mesmo na fase terminal de sua doença e mostrou para quem quis ver o perigo que estavamos correndo todos, se atitudes sérias e coerentes com a realidade não fossem tomadas com urgência. E deixem de lado o falso moralismo, o celibato que ninguém é de ferro e principalmente a psicologa que essa sim deve usar e abusar de fungos alucinogenos poderosissimos!

P.S.: ponho os acentos que tenho no computador!

Um comentário:

Marta disse...

É isso aí! . . . gostei de ler e quanto ao "PS", nem precisa de acentos. Pôs todos "os pontos nos is", como se diz em Portugal.

Já agora, relativamente a um post mais adiante, não tem só quatro leitores, de vez em quando também eu cá venho ler.