17/10/2007

Paris

Eu gosto muito de Paris. Eu sei, todo mundo adooooora Paris!

Mas eu estou falando de uma outra Paris, não é aquela cidade linda que encanta os turistas, seus museus fenomenais, sua torre imponente, nao que ela não seja tudo isso, mas para um morador de Paris acho que as coisas que contam mesmo são um pouquinho menos evidentes para o visitante de uma semana.

E eu gosto dos franceses. São incapazes de ser responsaveis do que quer que seja, sempre a culpa do mal feito é de alguma outra pessoa, nunca conseguem responder com um simples não ou uma afirmativa de três letrinhas, precisam contar uma longa historia que em geral quando terminam eu ja perdi a paciência e ja esqueci o que queria realmente saber, mas que apesar dos pesares tem um espirito contestatario que eu admiro profundamente. E claro, levanto a bandeira junto se for do meu agrado.

Mas o que eu gosto sobretudo em Paris, é essa mistura de gente de toda cor, entrar no metrô e num lapso de 15 minutos escutar 5 linguas diferentes de pessoas que como eu moram aqui e tentam se adaptar de uma forma ou de outra a uma realidade que ainda não nos pertence.

Eu gosto dos bairros populares, adoro Barbés, so compro carne la; os restaurantes indianos da rua que esta encima da Gare du Nord, os restaurantes vietnamitas de Belleville, os bares en Marcadet ou Pigalle, a vida noturna de Montmartre que ainda nao esta corrompida pelas patricinhas e os mauricinhos sem imaginação e sem tesão.

E as livrarias então? E barato comprar livro em Paris, muito barato. E tem para todos os gostos e em todas as linguas.

Poderia passar o dia aqui, escrevendo sobre tudo que amo em Paris mas então esse post ficaria longo demais e eu sou preguiçosa demais para isso, mas se vierem a Paris, não deixem passar tudo isso, troquem duas horas de fila para ver a Monalisa e passem esse tempo nos jardins do museu Rodin, e se o tempo alcançar, deêm uma passada na Grande Mesquita e depois de uma visitinha no seu interior façam a volta no quarteirão sentem-se no delicioso bar que faz parte da mesma estrutura e tomem um cha com docinhos arabes se possivel folheando um belo livro de fotos ou simplesmente aproveitando para respirar Paris.

Nenhum comentário: