21/01/2008

Dr. Martin Luther King Jr.

Amanhã, 21 de Janeiro é feriado nacional aqui nos Estados Unidos. Homenageamos um grande homem, Dr. Martin Luther King Jr. Pastor de uma igreja Batista, foi um dos principais líderes norte-americanos na luta contra a desigualdade racial, pela melhoria da situação da comunidade negra, o fim da segregação e discriminação racial e no tratamento igualitário mediante protestos pacíficos.
Dr. King foi assassinado em abril de 1968 em Memphis, Tenessee.
Em 1963, dirigiu uma marcha pacífica do monumento a Washington até o Lincoln Memorial, onde pronunciou seu discurso mais famoso: "I Have a Dream" (Eu Tenho um Sonho).
Abaixo copiei fragmentos desse discurso, espero que gostem.

Tenham todos uma boa semana, cheia paz e amor, e que as palavras do Dr. King ecoe no coração de cada um de nós.

“Cem anos atrás, um grande americano, na qual estamos sob sua simbólica sombra, assinou a Proclamação de Emancipação. Esse importante decreto veio como um grande farol de esperança para milhões de escravos negros que tinham murchados nas chamas da injustiça. Ele veio como uma alvorada para terminar a longa noite de seus cativeiros. Mas cem anos depois, o Negro ainda não é livre. Cem anos depois, a vida do Negro ainda é tristemente inválida pelas algemas da segregação e as cadeias de discriminação. Cem anos depois, o Negro vive em uma ilha só de pobreza no meio de um vasto oceano de prosperidade material. Cem anos depois, o Negro ainda adoece nos cantos da sociedade americana e se encontram exilados em sua própria terra. Assim, nós viemos aqui hoje para dramatizar sua vergonhosa condição.
...
Eu digo a você hoje, meus amigos, que embora nós enfrentemos as dificuldades de hoje e amanhã. Eu ainda tenho um sonho. É um sonho profundamente enraizado no sonho americano. Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença - nós celebraremos estas verdades e elas serão claras para todos, que os homens são criados iguais. Eu tenho um sonho que um dia nas colinas vermelhas da Geórgia os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos desdentes dos donos de escravos poderão se sentar junto à mesa da fraternidade. Eu tenho um sonho que um dia, até mesmo no estado de Mississippi, um estado que transpira com o calor da injustiça, que transpira com o calor de opressão, será transformado em um oásis de liberdade e justiça. Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter. Eu tenho um sonho hoje! Eu tenho um sonho que um dia, no Alabama, com seus racistas malignos, com seu governador que tem os lábios gotejando palavras de intervenção e negação; nesse justo dia no Alabama meninos negros e meninas negras poderão unir as mãos com meninos brancos e meninas brancas como irmãs e irmãos. Eu tenho um sonho hoje!
...
Meu país, doce terra de liberdade, eu te canto. Terra onde meus pais morreram, terra do orgulho dos peregrinos, De qualquer lado da montanha, deixem o sino da liberdade soar!
...
Em todas as montanhas, deixem o sino da liberdade soar. E quando isto acontecer, quando nós permitimos o sino da liberdade soar, quando nós deixarmos ele soar em toda moradia e todo vilarejo, em todo estado e em toda cidade, nós poderemos acelerar aquele dia quando todas as crianças de Deus, homens pretos e homens brancos, judeus e gentios, protestantes e católicos, poderão unir mãos e cantar nas palavras do velho spiritual negro:


"Livre afinal, livre afinal” "

4 comentários:

Anônimo disse...

Nós ainda temos O sonho...

gabriela disse...

A coisa por aqui tampouco mudou carissima.
Bom domingo pra vc.

Tiago Cardoso disse...

Obrigado, Ariana, pelas tuas palavras com relação ao Dr. Martin Luher King Jr. Um exemplo a ser seguido. Dá-me felicidade e tristeza ao saber que ainda hoje muita coisa ainda precisa mudar pra que, sei lá, 5% do sonho dele se transforme em realidade. Mas é bom saber que é possível mudar tudo que ele sonhou ser mudado - e isso depende de cada um de nós e pode ser feito diaramente. Um abraço! Se puder, visite meu espaço em http://tldvideo.blogspot.com.

Anônimo disse...

Dona Remedios, Nikon D40? É uma ótima digital compacta, aconselho-te mas aviso: de digital entendo pouquíssimo! Tenho uma semi-profissional mecânica e gosto da marca, é ótima pois já sofreu um bocado nos últimos 10 anos e continua me alegrando!
Ótima semana pra ti E PRA DONA SAMUCA TAMBÉM!!!!!