31/01/2008

Escravos

Estava eu aqui lendo o Courrier International e me irritando profundamente com aquelas descobertas gêniais que fazem os jornalistas: Pois é, crianças são vendidas pelos pais e tratadas como escravos na Africa. Uau, que surpresa!
Desde quando é novidade que a escravidão é pratica recorrente em quase todos os paises da Africa? Desde quando é novidade pais venderem suas crianças para trabalho escravo? Que palermice é essa de achar que a Africa é um continente onde habita a sabedoria anciã da espécie humana?
Infibulação, escravidão, poligamia que gera filhos a não poder sustentar que gera venda de crianças, pedofilia permitida pelo estado (casar com criança é pedofilia sim!), epidemia de Aids, guerras tribais, crianças soldados transformadas em assassinas antes de aprender a trocar de roupa sozinha, corrupção em todos as classes sociais, estupro como arma de guerra, analfabetismo... Continuo?
E depois tenho que escutar o desplante do branco rico que foi pra la fazer um trabalhinho muito bem remunerado, que vivia em ilhas de conforto sem nunca saber o que se passa nos favelões ou nos cinturões de miséria dizer que sente falta do "espirito africano".
Sente falta do quê? De ter uma empregada doméstica, um jardineiro, um mordomo e um porteiro?
Por que é tão necessaria essa ilusão absurda do bom selvagem que ainda persiste?
Eu exultei quando os trabalhadores humanitarios da Arca de Zoé foram para a cadeia. Mas fiquei muito triste em saber que mais uma vez os africanos envolvidos no crime não receberam uma pena condizente. Os pais venderam os filhos, o atravessador era tchadiano as unicas verdadeiras vitimas eram as crianças. Mais uma vez se jogou a carta da ignorância e da miséria, eles foram enganados, os pais estavam entregando a prole para um desconhecido em troca de remuneração econômica mas pensavam que a boa alma iria so levar seus filhos a estudar na escola do branco.
Eu não acredito em tanta ingenuidade, vocês acreditam?

2 comentários:

Ida disse...

Não, ninguém acredita Samya, mas os seres humanos têm condutas totalmente incmpreensíveis, com muita freqüência.

Só um detalhe, não é só na Africa que se vendem grandes e pequenos e que se pratica escravidão. No México e em Kosovo e mesmo no Brasil isso é prática corrente e desenfreada. Independentemente disso, o teu texto é um primor de indignação bem distribuída e expressa.

Abraço,

samya disse...

Eu sei Ida, e te digo que me indigno sempre com o resto do mundo também mas fico doente quando vejo amigos africanos cheios de talentos que não conseguem se posicionar nessa sociedade européia e francesa onde vivo porque o sentimento paternalista, o sentimento de culpa do branco prefere fechar os olhos pros pecados e fecha assim os olhos para tudo de bom que poderia vir de la.
Um abraço para você, obrigada pela visita e uma otima semana, cheia de indignação!