13/01/2008

Le deuxième sexe est libre!


On ne naît pas femme, on le devient
Cem anos do nascimento de Simone de Beavoir, mais de cinquenta anos da publicação do Segundo Sexo, a precursora do feminismo intelectual e militante na França.
A mulher que ousou afirmar que a situação feminina não é um dado biologico mas sim uma construção social, exatamente o que afirma Bourdieu no seu "La domination masculine", é a familia patriarcal que inventa o lugar da mulher na sociedade.
Ela abriu as mulheres o direito de pensar o seu lugar, de realizar suas aspirações como um ser humano em construção, on ne naît pas femme, mas podemos nos transformar na mulher que desejamos ser.
"Un homme n'aurait pas l'idée d'écrire un livre sur la situation singulière qu'occupent dans l'humanité les mâles. Qu'il soit homme, cela va de soi. Un homme est dans son droit en étant un homme, c'est la femme qui esta dans son tort... Il est le Sujet, il est l'Absolu; elle est l'Autre."
Simone de Beauvoir in Le Deuxième sexe.

Um comentário:

Woman Once a Bird disse...

Acho o Segundo Sexo uma leitura fundamental. E, à distância de todos estes anos, constitui efectivamente um olhar inovador sobre condição feminina.
Da primeira vez que o li, não concordei com muito do que defende. Mas percebo (ou procuro perceber) o posicionamento, a linha de pensamento e, principalmente, o contexto em que surge.
A coragem de questionar a maternidade como outra coisa que não um imperativo de género...Fundamental!