31/01/2008

Mulheres





De cima para baixo Arundhati Roy, escritora e ativista indiana; Taslima Nasreen, medica, escritora e feminista bangladesh, ameaçada de morte por islamistas fanaticos; Aung San Su Kyi, prêmio nobel da paz, birmana, em prisão domiciliar por se opôr à ditadura militar no seu pais e para terminar, Irshad Manji escritora que recebeu a honra de uma fatwa por seus escritos considerados difamadores pelo islamismo.
P.S.: Fotos roubadas na net.

Escravos

Estava eu aqui lendo o Courrier International e me irritando profundamente com aquelas descobertas gêniais que fazem os jornalistas: Pois é, crianças são vendidas pelos pais e tratadas como escravos na Africa. Uau, que surpresa!
Desde quando é novidade que a escravidão é pratica recorrente em quase todos os paises da Africa? Desde quando é novidade pais venderem suas crianças para trabalho escravo? Que palermice é essa de achar que a Africa é um continente onde habita a sabedoria anciã da espécie humana?
Infibulação, escravidão, poligamia que gera filhos a não poder sustentar que gera venda de crianças, pedofilia permitida pelo estado (casar com criança é pedofilia sim!), epidemia de Aids, guerras tribais, crianças soldados transformadas em assassinas antes de aprender a trocar de roupa sozinha, corrupção em todos as classes sociais, estupro como arma de guerra, analfabetismo... Continuo?
E depois tenho que escutar o desplante do branco rico que foi pra la fazer um trabalhinho muito bem remunerado, que vivia em ilhas de conforto sem nunca saber o que se passa nos favelões ou nos cinturões de miséria dizer que sente falta do "espirito africano".
Sente falta do quê? De ter uma empregada doméstica, um jardineiro, um mordomo e um porteiro?
Por que é tão necessaria essa ilusão absurda do bom selvagem que ainda persiste?
Eu exultei quando os trabalhadores humanitarios da Arca de Zoé foram para a cadeia. Mas fiquei muito triste em saber que mais uma vez os africanos envolvidos no crime não receberam uma pena condizente. Os pais venderam os filhos, o atravessador era tchadiano as unicas verdadeiras vitimas eram as crianças. Mais uma vez se jogou a carta da ignorância e da miséria, eles foram enganados, os pais estavam entregando a prole para um desconhecido em troca de remuneração econômica mas pensavam que a boa alma iria so levar seus filhos a estudar na escola do branco.
Eu não acredito em tanta ingenuidade, vocês acreditam?

29/01/2008

Pedido aos deuses

Shiva
Zeus
Allah
Oxala
Jeova

Pensem-se em mim, arregacem as mangas e ponham-se a trabalhar que se a coisa estava feia, agora esta muito pior!

28/01/2008

Frida



Tenho certeza que a Doña Remedios ia querer postar esse video mais cedo ou mais tarde, então como ela é uma mulher de muitos afazeres e sem nada de tempo, eu me antecipo aos seus desejos.

27/01/2008

Ventana Sobre Una Mujer

Esa mujer es una casa secreta.
En sus rincones, guarda voces y esconde fantasmas.
En las noches de invierno, humea.
Quien en ella entra, dicen, nunca más sale.
Yo atravieso el hondo foso que la rodea. En esa
casa seré habitado. En ella me espera el vino que me beberá. Muy suavemente golpeo la puerta, y espero. Eduardo Galeano
Photo by: Gabriela Mateus

La Extranjera - Dulce Maria Loynaz

No era bueno quererla; por los ojos
le pasaban a veces como nieblas
de otros paisages: No tenían
color sus ojos; eran
fríos y turbios como ventisqueros...

No era bueno quererla...
Adormecía con su voz lejana,
con sus palabras quietas
que caían sin ruido, semejantes
a esa escarcha ligera
de marzo en las primaveras
rosas, sin deshojar
los pétalos...
Alguién por retenerla
quiso hacer de toda su vida
un lazo... Un solo lazo fuerte y duro...
Ella
con sus frágiles manos rompió el lazo
que era lazo de vida...
(A veces, nieblas
de otro país pasaban por sus ojos...)

No era bueno quererla...

Buika - Mi niña Lola

26/01/2008

O novelo foi se desenrolando e traçando o caminho que levaria o homem a vencer o monstro. Era a valentia do homem que o ajudaria a matar a besta mas so a inteligência da mulher poderia trazê-lo de volta para viver o prazer da vitoria. A mulher acreditou no homem, traiu a propria estirpe, traiu a alma e terminou naquela ilha, com a sua dor transformada em martirio, vivendo de suas poucas lembranças que agora se misturavam com os devaneios do não vivido e esperando por aquele que nunca mais voltaria.

25/01/2008

Norah Jones e Keith Richards - Love hurts



Bom fim de semana para quem eu gosto.

Dormir, dormir, dormir e depois dormir de novo

Quando eu falo que gostaria de hibernar no inverno ninguém me leva a sério mas é a mais pura verdade.
Eu gostaria de dormir nos primeiros dias de frio e acordar so la no finalzinho de março, até porque em abril tenho que semear a hortinha de legumes, verduras e flores para a primavera.
O frio é para mim um verdadeiro calvario, para começar acredito sinceramente que so existem duas formas de ser bela no inverno, ou se é magra ou se é rica. Eu, com minha formosura adiposa e minha conta sempre no vermelho, estou completamente fora das duas possibilidades.
E depois eu sou uma friorenta exagerada, so saio para trabalhar porque sou obrigada.
Mas acho que não vai ter jeito não, a mãe natureza me fez humana e não ursa e aqui ficarei, praguejando contra o mundo cada manhã escura que me levanto para ir ao trabalho e cada noite de frio onde ja sepultei minha vida social e que até o primeiro solzinho quente me tera em casa, de pijama, sem nenhuma coragem de nada mais.

21/01/2008

Dr. Martin Luther King Jr.

Amanhã, 21 de Janeiro é feriado nacional aqui nos Estados Unidos. Homenageamos um grande homem, Dr. Martin Luther King Jr. Pastor de uma igreja Batista, foi um dos principais líderes norte-americanos na luta contra a desigualdade racial, pela melhoria da situação da comunidade negra, o fim da segregação e discriminação racial e no tratamento igualitário mediante protestos pacíficos.
Dr. King foi assassinado em abril de 1968 em Memphis, Tenessee.
Em 1963, dirigiu uma marcha pacífica do monumento a Washington até o Lincoln Memorial, onde pronunciou seu discurso mais famoso: "I Have a Dream" (Eu Tenho um Sonho).
Abaixo copiei fragmentos desse discurso, espero que gostem.

Tenham todos uma boa semana, cheia paz e amor, e que as palavras do Dr. King ecoe no coração de cada um de nós.

“Cem anos atrás, um grande americano, na qual estamos sob sua simbólica sombra, assinou a Proclamação de Emancipação. Esse importante decreto veio como um grande farol de esperança para milhões de escravos negros que tinham murchados nas chamas da injustiça. Ele veio como uma alvorada para terminar a longa noite de seus cativeiros. Mas cem anos depois, o Negro ainda não é livre. Cem anos depois, a vida do Negro ainda é tristemente inválida pelas algemas da segregação e as cadeias de discriminação. Cem anos depois, o Negro vive em uma ilha só de pobreza no meio de um vasto oceano de prosperidade material. Cem anos depois, o Negro ainda adoece nos cantos da sociedade americana e se encontram exilados em sua própria terra. Assim, nós viemos aqui hoje para dramatizar sua vergonhosa condição.
...
Eu digo a você hoje, meus amigos, que embora nós enfrentemos as dificuldades de hoje e amanhã. Eu ainda tenho um sonho. É um sonho profundamente enraizado no sonho americano. Eu tenho um sonho que um dia esta nação se levantará e viverá o verdadeiro significado de sua crença - nós celebraremos estas verdades e elas serão claras para todos, que os homens são criados iguais. Eu tenho um sonho que um dia nas colinas vermelhas da Geórgia os filhos dos descendentes de escravos e os filhos dos desdentes dos donos de escravos poderão se sentar junto à mesa da fraternidade. Eu tenho um sonho que um dia, até mesmo no estado de Mississippi, um estado que transpira com o calor da injustiça, que transpira com o calor de opressão, será transformado em um oásis de liberdade e justiça. Eu tenho um sonho que minhas quatro pequenas crianças vão um dia viver em uma nação onde elas não serão julgadas pela cor da pele, mas pelo conteúdo de seu caráter. Eu tenho um sonho hoje! Eu tenho um sonho que um dia, no Alabama, com seus racistas malignos, com seu governador que tem os lábios gotejando palavras de intervenção e negação; nesse justo dia no Alabama meninos negros e meninas negras poderão unir as mãos com meninos brancos e meninas brancas como irmãs e irmãos. Eu tenho um sonho hoje!
...
Meu país, doce terra de liberdade, eu te canto. Terra onde meus pais morreram, terra do orgulho dos peregrinos, De qualquer lado da montanha, deixem o sino da liberdade soar!
...
Em todas as montanhas, deixem o sino da liberdade soar. E quando isto acontecer, quando nós permitimos o sino da liberdade soar, quando nós deixarmos ele soar em toda moradia e todo vilarejo, em todo estado e em toda cidade, nós poderemos acelerar aquele dia quando todas as crianças de Deus, homens pretos e homens brancos, judeus e gentios, protestantes e católicos, poderão unir mãos e cantar nas palavras do velho spiritual negro:


"Livre afinal, livre afinal” "

20/01/2008

Conversas interessantes 3

- Eu acabo de visitar toda a seção relativa a Oceânia e não encontrei a Ilha de Pascoa.
- Tenta na América.
- E ela esta fazendo o quê la?

Acordar as dez?



Eu até gosto de textes na net, mas so quando eles dão as respostas que me interessam.
Eu sempre disse que o dia para mim começava depois das nove. Esta ai a prova!

18/01/2008

Fazem alguns meses que sei que eu e ele temos um encontro que tera que resultar em vinte paginas em francês que resumam O Capital.
Tenho adiado esse encontro, me faço dificil, como uma pretendente cheia de pudores.
Mas agora a relação tera que se tornar realidade, então vamos a ela!
Esse fim de semana eu e o barbudo passaremos juntos pelo menos três noites de embates intelectuais.

UM FIM DE SEMANA DE AMOR PARA VOCÊS TAMBEM!!

16/01/2008

Janela


Yo sabia que habia un tigre debajo de la cama, un orangotan en el armario y una araña gigante dentro de un zapato.
Te amaba tanto que para que durmieras tranquila, me levantaba por las noches y les daba de comer al tigre, al orangotan y a la araña.
Como no me amabas te resulto facil creerme loco y no quisiste mas, vivir conmigo.
Me obligaste a tomar un tren.
Casi todos los pasajeros descansan con los ojos cerrados. Yo no. No puedo relajarme. Miro la luna por la ventanilla y pienso que estas dormida y que no sabes que hay un tigre debajo de la cama, un orangotan en el armario y una araña gigante dentro de un zapato.

José Sbarra, Los pro y los contra de hacer dedo.

14/01/2008

La graine et le mulet - Abdellatif Kechiche

Eu gosto de filmes assim, com gente de verdade.

Boa Semana



Perla Batalla canta Suzanne

13/01/2008

Cartas a mi amiga gringa II

Sorry, about the "last part of your evening", but hey, if the ex is in love you have to forgive her right? You can not mess with a woman in love :). I did it once, the consequences are unpredictable, believe me my darling!

My house is half empty, my baby is gone! I am having second thoughts now... I guess is too late. I will pick her up tomorrow after work.

All is quiet now and I have a little time for myself, I was thinking on how easy we can suddenly be invaded by happiness and how fast we can feel hungry for feelings that my be so easy to go away, to be disperse in the air. Sometimes it’s because it was our choice, sometimes because it was imposed to us. Which one is harder to deal with?

Yesterday I took off my bras but today I am naked and is cold; and I am cold, and I am afraid of this cold; I felt it before, it’s dangerous. I wasn’t naked this morning when I woke up. But then, I let some words come out of my mouth and I heard them out loud; although the words that came out were not the same I heard, they were there. Using a mask, a disguise, I heard them. Words kept deep inside me, words that don’t come out easy because they are filled with truth that I prefer to ignore them. They were there, every word was piece of garment falling as I was walking, as I was trying to pretend that everything was going to be okay, everything is “under control” . I hope nobody saw it. I would feel vulnerable and that is a feeling that is not aloud anywhere near my heart. But I am still naked and cold, what should I do?

E por falar em saudades...

São Tomé e Principe, imagem de Gabriela Mateus.

Cartas a mi amiga gringa

Hey,

Sorry again if you can’t understand my words, I am still trying to learn English.


Did you have fun last night?
It’s always good to meet old friends, I was so happy last summer when I saw two of my best friends from College, 6 years had passed since last time we were together and it was a joy to find out that nothing had changed, that all the years apart (we were in contact by e-mail, but is not the same) didn't interfere at all in our relationship, it just added more adventures and tales to share!
I am nostalgic. I just spoke with a good friend (my first lesbian friend, besides my first girlfriend) and we were talking about seeing each other in March. She doesn’t live too far away from me.

This is one of the things that I don't like about moving around, having no roots, although is great to discover new lands, new paths, sometimes is hard to look back and see people that you love so far away, somewhere distant. When you see them again, when you see the trace of the time and their faces is when you realize that the clock is ticking and yourself have gained marks, some of them are stains and will probably not go away, some are little scratches, deep enough to cut the first layer of your skin – gentle bits - and is hard to find truly friends that will hold your hand and say that everything is going to be just okay. The good part is that at the end we will all survive and keep trying, looking for something, happiness perhaps? A long time ago (I was still climbing other peoples trees to still fruits, probably guava, that was the only fruit that would drive me to commit a crime; no that is not true, I would do it for watermelon, but is too heavy to run away with, in case you are catch at moment of this horrendous act of delinquency- at least when you are 6 or 7) anyways, a long time ago I read somewhere that “there was no happiness, there were moments of happiness” at that time, I felt like that was true and it was very dramatic; today I still think that these words are truthful but there is no tragedy anymore, you just have to treasure those moments, it my seem cliché but is true. I am certainly those lines were repeatedly used and may have lost its magic but I still have their definition well explained in my dictionary.

I am hungry, did someone mentioned scrambled tofu??? I am looking forward to try your Tofu.

Have a wonderful day.

Le deuxième sexe est libre!


On ne naît pas femme, on le devient
Cem anos do nascimento de Simone de Beavoir, mais de cinquenta anos da publicação do Segundo Sexo, a precursora do feminismo intelectual e militante na França.
A mulher que ousou afirmar que a situação feminina não é um dado biologico mas sim uma construção social, exatamente o que afirma Bourdieu no seu "La domination masculine", é a familia patriarcal que inventa o lugar da mulher na sociedade.
Ela abriu as mulheres o direito de pensar o seu lugar, de realizar suas aspirações como um ser humano em construção, on ne naît pas femme, mas podemos nos transformar na mulher que desejamos ser.
"Un homme n'aurait pas l'idée d'écrire un livre sur la situation singulière qu'occupent dans l'humanité les mâles. Qu'il soit homme, cela va de soi. Un homme est dans son droit en étant un homme, c'est la femme qui esta dans son tort... Il est le Sujet, il est l'Absolu; elle est l'Autre."
Simone de Beauvoir in Le Deuxième sexe.

11/01/2008



Cena do filme La noche de los lapices do argentino Hector Olivera.

UM FIM DE SEMANA DE LIBERDADE PARA TODOS!
DE TODAS AS LIBERDADES!

07/01/2008

Dai, pensa um troço exotico e marrant

Eu tenho birra de algumas palavras e expressões. Me lembro que quando morava na Italia detestava quando alguém me dizia: Dai. A vontade era responder dou não imbecil, fala direito que eu não gosto de palavrinha besta.
Aqui na França detesto Marrant, não vejo nada de engraçado nesta palavra, até porque tenho impressão que estão dizendo que a coisa é marrom e não engraçada.
Esta ultima vez que estive no Brasil todos usavam uma expressão besta, para nos fazer compreender uma coisa sem usar um adjetivo inteligente diziam: Pensa. Como se a capacidade de pensar no que se fala, de usar o intelecto para compreender uma imagem ou uma situação tivesse sido apenas descoberta.
Não, pensa uma festa! tem coisa mais estupida que isso?
Peguei nojo também de alguns adjetivos, mas o que me mata é o tal de exotico.
Tivemos alguns encontros nesses ultimos anos e digo que nunca foram encontros agradaveis.
Me disseram logo quando cheguei na Europa que eu não parecia brasileira, branca demais, normal demais, não era exotica para vir da América Latina.
No decorrer desses ultimos dez anos continuei tendo relações dificeis com essa palavra, não mais em relação direta a minha cara pessoa mas pior ainda, em relação a meus amigos, a traços ou expressões culturais das pessoas que me cercam.
Sabado nos encontramos a três: o exotico, a anta e a empregada do museu.
O que responder sem ser grosseira ou sem rebaixar a pessoa na sua frente, um cliente, alguém que devemos tratar com luvas de pelica, que te pergunta sobre o exposto no museu pois não esta acostumada com essas peças exoticas em exposição mas que como européia esta acostumada a verdadeira arte?
Como explicar isso dentro de um espaço concebido para abrigar uma super amostra de arte extraeuropéia mas que sejamos francos e sinceros, é pura e simplesmente um espaço paternalista, preconceituoso, que tenta disfarçar com o nome politicamente correto um museu etnografico mas que nem por isso deixa de ter na sua coleção, um super valor artistico e estético? Quando é que exotico deixou de significar diferente ou o que vem de fora, no caso de um pais extrangeiro, para passar a idéia do inferior? Ou sera que o outro é sempre menos?

P.S.: No proximo post falaremos sobre "O SUL DO MUNDO". Essa sim, essa dai me tira do sério e ja me valeu grandes problemas.

06/01/2008

O ano de 2008 será regido por Ogum. Orixá do ferro e do fogo, ligado a agricultura ja que forja as ferramentas utilizadas no campo.

Que Pai Ogum com sua espada saia na frente abrindo os caminhos pra todos nós.
Ogunhê Meu Pai!
Nessa casa de Guerreiro
Eu vim de longe pra rezar
Rogo a Deus pelos doentes
Com fé em Obatalá.

Ogum Salve a casa santa
Os presentes e os ausentes
Salve nossas esperanças
Salve velhos e crianças.

Preto Velho ensinou
Na cartilha de Aruanda
E Ogum não esqueceu
Como vencer a demanda.

E a tristeza foi embora
Na espada de um Guerreiro
E a luz do romper da aurora
Vai brilhar nesse Terreiro.

Saravá Senhor Ogum!
foto tirada da net

05/01/2008


UM DOMINGO DE PAZ PARA TODO MUNDO.
desenho tirado da net

03/01/2008

El amor en los tiempos del colera



Acabo de assistir El amor en los tiempos del colera. Para quem não sabe eu não sou fã de Garcia Marquez, eu sou adoradora, daquelas que acendem velas e tudo.
Eu gostei muito do filme, pena que foi muito curto e pena que foi em inglês, o realismo magico não pode ser traduzido senão deixa de ser magico.
O Javier Bardem (foto) esta magnifico, Fernanda Montenegro desperta meu ufanismo e os embates amorosos de Florentino Ariza chegam a dar calor mesmo quando tudo esta gelado e triste.

02/01/2008

Love is all you need



Para completar o post abaixo.

Maio - 1968


Este ano se comemorarão os 40 anos de maio 68 na França.
Toda uma revolução de costumes e comportamentos que chacoalharam os valores sociais.
Muito discurso sera feito, muitos comentarios pertinentes e outros nem tanto.
Sarkozy ja começou, dizendo que os franceses devem esquecer a data. Logo ele, divorciado, filho de emigrados que chegou a presidência da republica, exemplo claro das transformações da regra estabelecida.
Eu nem era nascida em 68, mas confesso sentir às vezes, uma certa nostalgia do desconhecido e me vejo quase em woodstock.
O que posso dizer é que acredito que os hippies tinham razão em quase tudo e agora, 40 anos depois, decidimos apoiar algumas de suas causas como se fossem a unica forma de poder continuar a viver e de transformar esse num mundo melhor.
O desenvolvimento sustentavel, a ecologia, os direitos das mulheres, dos negros, dos homossexuais, a produção biologica o não a guerra.
De onde teria saido tudo isso se não fossem das sementes plantadas por esses cabeludos que acreditavam no amor livre, no uso de drogas como experiência mistica e transcedental, na vida em comunidade, na paz?
foto tirada da net