03/02/2008

Arche de Zoé

Seis membros da ONG francesa "A Arca de Zoé", foram condenados no dia 26 de dezembro a oito anos de trabalhos forçados pela corte criminal de N'Djamena, capital do Tchad. Eric Breteau e seus cinco coacusados foram condenados por tentativa de sequestro em direção da Europa de 103 crianças com idades que vão de um a dez anos. Eles foram enseguida tranferidos na França e encarcerados. Uma pena de oito anos de prisão foi decidida contra eles para traduzir ao direito francês a condenação Tchadiana. Os seis membros da "Arca de Zoé" devem agora fazer face à justiça francesa.
Eles tentaram passar essas crianças como sendo orfãos vindo do Tchad, mas se descobriu que eram realmente crianças locais que tinham sido entregues aos mediadores Tchadianos pelos chefes dos vilarejos com o consentimento dos pais ou familiares.
As crianças seriam entregues a familias que as adotariam na França.
De acordo com informações da cruz vermelha e da ACNUR, setenta e cinco por cento desses ditos "orfãos" tinham pai e mãe.
E eu continuo pensando que as unicas vitimas são as crianças que depois do escândalo resolvido, serão completamente esquecidas tanto pelas autoridades locais quanto pelas familias. A ultima noticia que pude ler nos jornais é que elas se encontravam num orfanato esperando para voltar a comunidade de origem.

Um comentário:

Cristina Gomes da Silva disse...

"A ultima noticia que pude ler nos jornais é que elas se encontravam num orfanato esperando para voltar a comunidade de origem."
É sempre lamentável que não se distinga o trigo do joio. Se as leis de adopção internacional fossem mais favoráveis aos interesses das crianças, isso sim é que seria um grande avanço. Bom resto de domingo carnavaleiro.