31/03/2008

Kali



O mundo estava sendo brutalizado e destruido pela força dos Asuras (demônios), mesmo os deuses mais poderosos fugiram humilhados e vencidos. Decidiram assim suplicar a ajuda da filha do Himalaia, Durga, para que viesse salvar o mundo e os seres humanos.
No meio da batalha, Kali saiu da cabeça da deusa e lutou ferozmente contra os demônios até conseguir vencê-los.

Em uma de tantas leituras de sua representação, Kali é a deusa negra, sem nenhuma roupa, revestida de céu. Seus seios são cheios, abundantes, demonstrando a sua natureza materna e criadora. Os seus cabelos desfeitos representam o véu de ilusão que organiza a matéria. No pescoço porta um colar composto por caveiras humanas, cada uma representando uma letra do alfabeto sânscrito, a sabedoria milenar.

Os três olhos representam o passado, o presente e o futuro, seus dentes brancos a transparência da inteligência.

E representada com quatro mãos (às vezes seis, duas ou oito) em uma das mãos esquerdas carrega uma cabeça, a vitoria sobre as forças do egoismo, na outra mão uma espada, a destruição fisica. As duas mãos direitas representam, uma o gesto que vence o medo e e a outra nos guia à força espiritual.

O que têm de tão significativo o mito de Durga?

Não podendo vencer com sua imobilidade as forças do mal, os deuses decidiram chamar a representação feminina da força, da coragem e, se necessario, da crueldade.
Kali era a unica capaz de vencer o dualismo bem/mal, deuses/demônios, so a força movel feminina poderia vencer os demônios que ameaçavam destruir o equilibrio do mundo.


Riqueza e fama te pertencem,
é você quem decide da-las ou nega-las.
Mas esta minha dor é minha,
E quando te ofereço
você me recompensa com a graça.
Rabindranath Tagore

Fonte: Mookerjee Ajit, Kali - A deusa da força feminina

Nenhum comentário: