10/11/2007

Pronoia

(...) Não podemos deixar que os loucos que governam o mundo levem adianta a sua maldição. Temos que nos levantar e combater contra a sua logica doente, desafiar suas tragicas bruxarias e liberar a nossa raiva sagrada, transformando-a em algo ainda mais sagrado, ainda mais enraivecida.

Mas protestar contra os mortos vivos nao é suficiente. Nos não podemos nos consumir com a nossa raiva, e não podemos nos obssessionar com o seu perigo. Os nossos corpos cheios de misterio desejam delicias e fertilidade. A nossa desenfreiada imaginação quer sentir o fresco sabor do infinito. (p.11)

(...)Eis um corolario ao mandamento de Jesus de amar o proximo como a ti mesmo: "Amarei o lado escuro e espinhoso do meu proximo - não so aquele atraente e amigavel - e o encorajarei a se exprimir de modo criativo. (p.150)

Tudo aquilo que te peço
1
Que você seja a minha dança em camera lenta.
O terremoto no dia do meu aniversario.
A minha escada de marmore no meio de um gramado no Vermont.
A minha vertical sob as mãos na barra;
a minha semana tumultuada na escola dos palhaços,
a minha piada contada a um bruxo siberiano
enquanto fazemos compras.
Que voce seja o meu ultimo porquê. (...) (p.170)


A lição que a vida nos da continuamente é: "olha embaixo dos teus pés". Você esta sempre mais proximo as reais fontes do teu poder do que você imagina. O fascinio do que esta distante é dificil e enganoso. A grande oportunidade se encontra exatamente no ponto onde você esta. Não despreze o lugar e o momento en que você se encontra. Cada lugar é o centro do mundo. - John Burroughs (p.245)

"A natureza exulta no radicalimo, no extremismo e na anarquia. Se tivessemos que julga-la pelo seu senso comum ou probabilidade, nao acreditariamos na existência do mundo. Na natureza as improbabilidades são os unicos artigos em venda. A criação inteira é uma unica franja de loucos extremistas...nenhuma afirmação de uma ou todas as revelações sera mais inverosimil que uma so girafa." - Annie Dillard (p.246)


Do titulo em inglês, PRONOIA IS THE ANTIDOTE FOR PARANOIA, o livro do Rob Brezsny é uma delicia para quem quer uma leitura otimista, politicamente incorreta e com um fundo de esoterismo hippie.
A pagina web do autor onde se pode encontrar também o horoscopo mais inteligente que eu conheço é: http://www.freewillastrology.com/

O livro foi o presente de um casal italiano, eles também um delicioso presente.

Nenhum comentário: