30/12/2007

Rose, La liste



Aller à un concert
Repeindre ma chambre en vert
Boire de la vodka
Aller chez Ikea
Mettre un décolleté
Louer un meublé
Et puis tout massacrer
Pleurer pour un rien
Acheter un chien
Faire semblant d'avoir mal
Et mettre les voiles
Fumer beaucoup trop
Prendre le métro
Et te prendre en photo
Jeter tout par les fenêtres
T'aimer de tout mon être
Je ne suis bonne qu'à ça
Est ce que ça te déçoit ?
J'ai rien trouvé de mieux à faire
Et ça peut paraître bien ordinaire
Et c'est la liste des choses que je veux faire avec toi

Te faire mourir de rire
Aspirer tes soupirs
M'enfermer tout le jour
Ecrire des mots d'amour
Boire mon café noir
Me lever en retard
Pleurer sur un trottoir
Me serrer sur ton coeur
Pardonner tes erreurs
Jouer de la guitare
Danser sur un comptoir
Remplir un caddie
Avoir une petite fille
Et passer mon permis
Jeter tout par les fenêtres
T'aimer de tout mon être
Je ne suis bonne qu'à ça
Est ce que ça te déçoit ?
J'ai rien trouvé de mieux à faire
Et ça peut paraître bien ordinaire
Et c'est la liste des choses que je veux faire avec toi

ha ha
ha ya
ha ya
ha ha
Je sais je suis trop naïve
De dresser la liste non exhaustive
De toutes ces choses que je voudrais faire avec toi
T'embrasser partout
S'aimer quand on est saouls
Regarder les infos
Et fumer toujours trop
Eveiller tes soupçons
Te demander pardon
Et te traiter de con
Avoir un peu de spleen
Ecouter Janis Joplin
Te regarder dormir
Me regarder guérir
Faire du vélo à deux
Se dire qu'on est heureux
Emmerder les envieux.
Acordo, tomo meu café da manhã e venho ao computador. Decido começar vendo as manchetes do jornais, um jornal francês e um italiano e tudo bem. Então tento abrir a pagina do Estadão e não posso, porque tem uma propaganda do UNIBANCO, absurda sobre um super cartão de crédito que eu nao vou ler, que ocupa toda a pagina e que não me permite abrir a pagina do jornal.
Tentei uma, duas, três vezes e desisti! Sinceramente isso é coisa para processo, eu não quero a propaganda, quero o meu direito em ver na Internet so o que me interessa!
E ainda uma frase absurda em pé de pagina dizendo que não é uma pagina oficial do banco e sim uma pagina de um cliente satisfeito!
Sou impedida de ver uma pagina do jornal, tenho que engolir uma publicidade nojenta e ainda por cima me chamam de burra.
Bom dia pra vocês também!

29/12/2007

Meu primeiro video no blog e meu presente de fim de ano para todo mundo



Fica como presente de fim de ano a todos os leitores essa musica para que o nosso ano seja assim tão cheio de esperança!
Foi a Lela, autora do blog, Diarios de bicicleta quem me ensinou a por videos, porque a Lela é um gênio!

28/12/2007


Escuto muitas pessoas dizerem que o Natal para elas é um momento triste, nostalgico, um negocio que da saudade de não sei do que.


Eu nunca fui muito ligada em Natal, sempre preferia o Ano Novo e para ser mais exata, preferia mesmo eram os bailes de Reveillon da minha adolescência, acho que o Natal não colava comigo como uma festa religiosa porque eu não sou a mais cristã dos seres e tampouco tenho paciência paras as ladainhas familiares. Gosto de familia, adoro a minha, mas sem lamentos que a vida é curta e a paciência idem.


Na verdade eu tenho algumas ilusões quanto a um mundo quase perfeito, e não é que eu não goste deste mas ele é cheio de gente que eu não consigo entender e menos ainda gostar ou respeitar.


Eu queria mesmo era um Natal sem muitas tragédias no mundo afora, sem muito bêbado no volante matando gente, sem terrorista se explodindo por ai, sem tanta criança morrendo de fome.


Eu adoraria que no proximo Natal pudessemos celebrar o fato que cientistas descubriram a cura para a Malaria, que no Brasil colocaram na cadeia 10 por cento dos politicos corruptos e que a deflorestação na Amazônia abaixou a niveis decentes (existe um nivel decente para a deflorestação? tenho a impressão que a propria palavra seja imoral).


Ai então eu até colocaria umas luzinhas brilhosas na janela, umas bolinhas coloridas pela casa e quem sabe até agradeceria aos deuses por ter realmente uma otima razão para celebrar.


Mas então relendo o texto, descobri que a razão para celebrar esta dentro de mim, continuar viva, sã, conseguindo viver de acordo com os meus principios e meus valores, conhecendo pessoas que valem por todo o lixo humano.


So por isso ja foi um maravilhoso Natal. Claro, com o chocolate quente e o computador.

27/12/2007

Benazir Bhutto


Benazir Bhutto foi em 1988 a primeira mulher a dirigir um pais muçulmano, ela exerceu o poder por 5 anos em dois mandatos diferentes, 1988-1990, 1993-1996.
Depois de viver exilada nos Estados Unidos e na Inglaterra ela retorna ao Paquistão como a mais importante voz de oposição ao poder.
Ela foi assassinada hoje, e com ela a esperança de unificação e liberdade.
P.S.: Foto tirada da net

24/12/2007

Bom Natal!


Desejo que no ano que vem e em todos por vir cada um possa comer de acordo com a sua fome, seja ela de comida, de amor, de paz ou de fé!
Bom natal para todo mundo, com menos presentes e com mais amor!
A imagem acima é do bahiano Adenor Gondim, o dono do blog Mais Bahia, mais fotografia.
Foi roubada descaradamente, e eu queria roubar todas porque o blog têm fotos divinas.

23/12/2007

Noticias do Norte - Navidad, Kwanza, Hanukkah, etc.

Nessa época de feriados/Natal o verbo por aqui é comprar. Comprar, comprar e comprar.
Descontos de até 70% (o que eles querem que acreditemos claro).

Tempos atrás saiu uma materia em uma revista chamada Mother Jones -revista que diga-se de passagem é bem interessante- titulada “Casa de Cartões” onde dizia que os americanos tem uma dívida de pelo menos $850 bilhões em cartões de crédito. A dívida externa dos 54 países mais pobres é de $412 bilhões.
A média de divida de uma familia (americana) com as companias de cartões de crédito é de aproximadamente $9,659. Inacreditavel a quantidade de gente que vive para comprar, vive para pagar.

Eu por aqui estou tentando nao me contaminar nesse rio de dejetos. Comprei uns presentinhos pras minhas irmãs de fé e seus descendentes. Comprei umas quantas garrafinhas de vinho na promoção por que ninguém é de ferro claro e decidi que em vez de papel de presente (só para as crianças) vou usar jornal pra embrulhar as lembrancinhas. Além de economizar no papel (um rolo de papel de presente custa em média $4.50) ainda vou reciclar e diminuir minha contribuição no corte de árvores.

Saravá meu povo, Saravá sua Banda. Até a proxima.

Muchas Gracias

... a noite veio estrelada como para os astrônomos fazerem descobertas e os poetas escreverem seus rubayat, nosso tesouro o vinho, nosso palácio a taverna e nossa maior amiga a embriaguez, duas taças de árak, Bebei, putas.

Retirado do livro Amrik, de Ana Miranda

Chegue senhora e sinta-se em casa

Esse blog deixa de ser uma propriedade privada e passa a ser uma sociedade limitada.
Bem vinda Doña Remedios que a partir de hoje ira contribuir com sua experiência ao norte do equador com este blog.

Me llaman inconstante, qué mas quisiera yo: ser inconstante como la luz. Diversa como las tardes de placer y las de pena. Mutable como los deseos, incierta como los abrazos, altanera y fugaz como la vida. Y no soy inconstante, qué mas quisiera yo.



Angeles Mastretta, Maximas y decires de algunas mujeres con los ojos grandes.

21/12/2007

Testes DNA, a favor ou contra?

Nesses ultimos tempos de governo Sarkozy se discute a possibilidade de efetuar testes DNA para crianças filhos de imigrados que solicitam um visto para habitar na França.

O teste chamado "Teste Mariani" que é o nome do deputado UMP (partido governamental) foi adotado pela lei do 23 de outubro de 2007 relativa à imigração.

Depois de uma mobilização massiva da sociedade civil francesa contra essa lei, os legisladores decidiram criar um decreto no Conselho de Estado para: regulamentar a pratica do teste, impor um prazo de experimentação (sera testada até 31 de dezembro de 2009), um decreto para definir uma lista de paises onde o estado civil e a documentação relativa a este são precarios, a autorização de um tribunal de grande instância e por fim o pagamento pelo estado francês das despesas do teste.

Mas a sociedade civil ainda não engoliu a lei e as discussões continuam. São doze os paises na Europa que recorrem ao teste em caso de duvida de filiação mas é uma pratica excepcional. Na Alemanha ele funciona como um ultimo recurso e não existe um fichario central de impressões genéticas e esse recurso apesar de acelerar a procedura "não deve influenciar negativamente sobre a decisão final". O estado francês é o unico a ter criado uma lei para a sua imposição, normalmente utilizam-no para aquelas pessoas vindas de paises onde arquivos foram queimados ou onde os documentos administrativos são considerados de pouca ou nenhuma confiança.

Por outra parte estava ontem conversando com um senhor muito gentil com quem trabalhei a um tempo atras, ele tem la os seus 50 e tantos anos e como eu sou uma curiosa de mão cheia e ele é um grande falador me contou uma parte da sua vida.

Ele vem do Mali, tem dois filhos la com uma primeira mulher (que ele deixou porque ja estava velha demais), aqui na França ele vive com suas duas esposas mais jovens com as quais tem 8 filhos, detalhe: todos moram na mesma casa.

No começo de janeiro ele ira ao Mali para finalmente poder consumar o casamento com a sua quarta esposa. Ele se casou a dois anos mas ela estava jovem demais e teve que esperar a primeira menstruação da menina para poder realizar o casamento nos atos. Ela tem 12 anos, tinha dez quando se casaram! Infelizmente, para ele, não podera trazer a menina para morar na França, onde provavelmente ela viveria como empregada para as suas primeiras mulheres e escrava sexual do seu marido.

E o que o impede de trazer a menina? Bom, agora tem uma lei complicada e ele não pode falsificar documentos (não foi essa a palavra usada mas quase) e trazer a menina como sendo filha dele.

Então me pergunto aqui, o que eu acho deste teste? Bom, meu lado representante da sociedade civil diz que é uma afronta a privacidade e uma clara demonstração de racismo e discriminação.
E como mulher? Eu digo que o teste salvou pelo menos por enquanto essa criança que sera no mês de janeiro vitima de um pedofilo. E com a bendição de toda a familia é claro, que ele pagou muito bem para isto!

17/12/2007

Eu estava no Havai, na beira da praia, com a minha prancha de surf e eu era a surfista fabulosa sim. Estava esperando aquela onda a mais grande do mundo, que so aparece uma vez por ano, acho que se chama Piperline.
Como eu teria que surfa-la e o mar estava brabo, me lembrei de um filme muito ruim que assisti numa sessão da tarde sobre mulheres surfistas e fui eu la, pedir a um cabra com um jet ski para me puxar até o mar alto.
Quando cheguei la em cima, vi aquela imensidão de agua, pensei: Senhor, eu agora morro, nunca subi em uma prancha na vida!
Mas então imediatamente me lembrei que se eu estava no Havai, com uma prancha de surf e com um sol estalando na testa so podia ser sonho.
Acordei com um gritinho de HUUUUUUUU, descendo de forma heroica e artistica a tal da onda gigante!
Se alguém passar pelo blog, dêem sinal de vida, comentem. Digam de onde vêm. Sou curiosa, estou me sentindo muito sozinha e quero saber quem passa por aqui.
Acho que quando um blog como o meu, começa a aparecer recheado de fotinhas e musiquinhas é sinal claro que a dona do pedaço se encontra numa total incapacidade de escrever uma linha sequer.
Mas como buscar temas interessantes quando ja não se sente inspirada ou tocada por nada?
Livros lidos, filmes vistos, noticias absurdas todos os dias nos jornais, violência, violência, violência.
Poderia escrever sobre a adolescente presa numa cela de homens no Brasil, a adolescente assassinada pelo pai no Canada porque não se cobriu como a religião mandava, a outra adolescente que teve seu filho jogado pela janela pelo pai, logo apos o parto feito escondido em casa, pois não queria que os vizinhos soubessem da vergonha que pairava sobre a familia. Caso acontecido aqui perto, numa periferia não muito longe de Paris, noticia que nem chegou aos jornais pois seriam logo acusados de racistas e anti-islâmicos.
Não tenho mais vontade de ficar martelando a situação abusiva que vivemos nos mulheres neste mundo machista, estou cansada, desesperada de ver outras mulheres que concordam com a barbarie, que não tem tempo para pensar nisso pois precisam correr na loja comprar a sandalia igual a da Beyoncé.
Sai ontem, fui dar uma volta na cidade e fomos ao cinema, nunca tinha visto tanta gente junta num domingo, todo mundo desesperado para comprar, comprar, comprar e os donos das lojas com ofertas de até -70% e toda a humanidade acreditando, mesmo se os preços eram exatamente os de dois meses atras, o importante era comprar, e se havia duas desculpas perfeitas para isso, então melhor.
Fui ver The blueberry nights, filme doce, bonitinho, bom para um domingo frio.
Ou talvez seja eu que nem vontade de pensar um filme tenho.

15/12/2007

Roger Bastide e seu Candomblé



Roger Bastide, filosofo e sociologo é junto a Pierre Verger um dos mais importantes nomes de referência para o estudo das religiões de origem africana no Brasil.
Professor na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales e na Sorbonne, ele foi também professor na Universidade de São Paulo onde seu livro "O candomblé da Bahia" é, ainda hoje, pelo seu rigor etnografico, bibliografia obrigatoria nos cursos de ciências sociais.
A introdução de Fernando Henrique Cardoso, ex-aluno de Bastide e ex presidente do Brasil cita "como é admiravel a metodologia não totalizante de Bastide, que supõe a infinidade do real e a impossibilidade de uma sintese conceitual a priori".
O Candomblé da Bahia é o resultado de uma pesquisa profunda do real e do imaginario que designa tal religião. O sagrado e o profano, não somente no espaço religioso mas em todos os aspectos da vida da comunidade.
A religião Yoruba no Brasil não é a religião somente do negro, do africano em terra brasileira, ela é um sistema de valores que faz parte da realidade nacional e mestiça.
"Se Bastide parte ao Brasil é para compreender como a experiência onirica e imaginaria cria raizes. » pag.26

E impossivel quando lêmos o livro de Bastide não sentir o apelo ensurdecedor dos tambores rituais e o cheiro da Jurema misturado ao suor de seus fiéis.
No imaginario brasileiro o candomblé é força pagã, é mistério e sedução.
Quando escutamos na noite o chamado das canções aos Deuses mesmo o mais racional dos seres reconhece a força religiosa de sua tradição africana que é parte essencial da cultura brasileira.
O Brasil é um pais oficialmente catolico, com uma imensa quantidade de igrejas de tradição protestante, mas quando necessitamos o apoio do céu é nas religiões africanas que buscamos consolo, é la que curamos os males de amor, a necessidade de dinheiro e onde encontramos coragem para continuar avante numa sociedade tão injusta como a nossa.
Bastide, Roger. O candomblé de Bahia. Ed; Terre Humaine, Paris.

14/12/2007

Chico Buarque

São poucas as coisas que eu gosto tanto quanto essa musica e os olhos azuis do Chico Buarque.
http://www.youtube.com/watch?v=tNe3HqZiyyw&NR=1

13/12/2007

Kirikou est petit mais c'est mon ami!


Um video todo lindo deste personagem delicioso que é Kirikou, porque um mundo sem fantasia é muito triste e sem graça!
E um fim de semana cheio de sol e amor para todo mundo

Conversas interessantes 2

- Bom dia, você pode me dar uma informação?
- Claro, diga-me.
- Estou procurando a coleção relativa a Australia, você pode me dizer onde esta?
- Olha o museu se divide por continentes, então o mais pratico seria a senhora começar pela Oceânia e
- Não você não entendeu, eu quero saber onde esta a Australia!
- Pois então a senhora segue a exposição no continente chamado Oceânia e
- Eu não quero ver a Oceânia eu quero ver a Australia!
- Mas la no fundo, quando esta quase terminando a exposição deste continente a senhora vera os objetos de arte feitos pelos aborigenes australianos.
- Ok, so não sei o que a Australia têm a ver com a Oceânia!
- ...

10/12/2007



Mudei, gosto mais da pagina branca.

Boa semana para todo mundo!

09/12/2007

Musica para um domingo cinza e chuvoso:
http://www.youtube.com/watch?v=Sh1PwLu0uBY
Quero voltar aqui ao post do 1 de dezembro. Relendo o que havia escrito achei que a segunda parte do texto ficou muito superficial e não passou exatamente a idéia que eu queria desenvolver.

Tenho um respeito sagrado pelo poder da palavra e não nego a quantidade de insultos discriminatorios e ofensivos que existem por ai, eu mesma ja fui alvo de alguns e sei que uma palavrinha no lugar errado pode destruir um cidadão, cristão ou herege.

Um bom exemplo é "extra-comunitaria". Quando vivia na Italia a expressão fazia parte do meu dia a dia.
Jornais, revistas, ambiente de trabalho, orgãos oficiais do poder, a população se dividia em europeus (entenda-se , cidadãos com plenos direitos) e extra-comunitarios (a escoria do mundo e sem direito algum a não ser o de se calar).
Ainda hoje tenho arrepios quando escuto a dita cuja.

No post anterior queria falar de expressões criadas e de uso comum que não têm necessariamente a função de discriminar um determinado grupo humano e so. Acho que a separação entre esses dois conceitos é feita por uma linha que so nos podemos estabelecer, de acordo com nossas proprias impressões do mundo.
Eu tenho as minhas, elas são longe de serem consideradas perfeitas mas denotam a forma como vivo com o meu proximo.

E quem me conhece sabe.

Nostalgia

Hoje acordei pensando em você, lembro de muitos verões que você esteve presente na minha vida como uma amiga querida, presença que partia cada setembro e estava pontualmente de volta em cada começo de junho.
O que ficou realmente na minha memoria foram aquelas semanas deliciosas que vivi na sua casa num setembro tão cheio de sol nesta Europa tão cinza.
Me lembro do fim de um dos ultimos festivais, você ja tinha partido pois recomeçava tua rotina de trabalho e eu continuei la a terminar a minha.
Fomos para a sua casa de carro, eu e seu marido, uma linda viagem pela Toscana, com algumas flores aqui e ali que insistiam em continuar a primavera mesmo depois de um verão tão quente.
Chegamos numa tarde, ligeiramente resfriados os dois, resfriado que depois se transformou numa gripe horrorosa e você abriu mão do seu tempo e o dedicou inteiramente a nos.
Teu apartamento era minimo, mas transbordava do teu carinho e da nossa alegria.
Passamos a primeira semana so sendo cuidados por vê com muita canja de galinha e cha de limão.
So a partir da segunda semana pude realmente conhecer Florença. Tinhamos estabelecido o nosso dia a dia: com a tua bicicleta eu passava o dia pedalando pela cidade e à noite nos encontravamos em casa, contavamos o nosso dia, teu trabalho, minhas impressões de Florença, os novos projetos do teu marido, dias perfeitos!
Foi ai que aprendi a te conhecer melhor e te admirar completamente, deve ter sido necessario uma boa dose de coragem ou loucura para uma mulher de fina estirpe, filha de nobres e dona de castelo mandar tudo para o alto para viver com um extrangeiro, negro, brasileiro e musico como se não fosse suficiente.
Teu apartamento respirava arte, talvez porque na tua cidade seja assim, tudo respira beleza e arte.
Ha anos não tenho noticias tuas, sei por conhecidos que o teu casamento acabou uns anos depois, que o teu marido, que estava vivendo com outra mulher, morreu. Mas de você nunca mais tive noticias.
Espero que a tua vida continue perfumada de alegria, mesmo com tantas pedras no caminho, que você tenha encontrado um amor feito de paz. Te vejo na tua bicicleta, levando girassois para casa, sinto o cheiro da pasta al funghi na tua cozinha, e você na janela, vivendo teus dias de sol.

06/12/2007

Henry Rousseau - L'enchanteuse de serpents


Musica

Ainda não aprendi a colocar videos por aqui, então vai la o site de uma canção que adoro, Ouçam!!!
http://www.youtube.com/watch?v=wIj73r4qERI

Divino Raul Paz, divino cubano!!

02/12/2007

"Yo, amor, he aprendido a coser con tu nombre,
voy juntando mis dias, mis minutos, mis horas con tu hilo de letras."
Gioconda Belli

01/12/2007


Bom fim de semana a todos!
Fernando Botero, La Cama II

Esclarecendo umas coisinhas

Vamos deixar bem claro, eu não sou uma boa alma, não sou politicamente correta e nem de longe a pessoa mais simpatica do mundo.
Sou, na maioria das vezes irascivel, malvada, agressiva e um tantinho sadica.
Sou do contra por prazer, infelizmente!
Nunca vou ter dinheiro, nunca terei uma boa posição social ou profissional, o prazer de contrariar, de nadar contra corrente ou como diria a minha mãe, de procurar chifre em cabeça de cavalo, é muito maior.
As vezes me assusto um pouco quando me dou conta disso, meu lugar é onde estou mas nenhum lugar é meu lugar, non so se mi spiego.
Detesto a burrice e a ignorância das quais alguns seres humanos fazem alarde, mas detesto com a mesma força esses intelectuais inuteis que passam anos discutindo o ciclo menstrual do cavalo-marinho, alias da fêmea do cavalo-marinho.
E tudo isso por que? Acho, ou tenho certeza, que é o meu modo de me sentir livre, quanto menos preciso do mundo material, menos ele tem poder sobre mim, e intelectualmente a explicação nao varia.
Adoro poder ir ao cinema assistir Harry Potter e não ter que dar explicação a ninguém, também adoro ir ao cinema e assistir um super filme sério e não ter que fazer alarde.
Algumas vezes saio de casa, bela e formosa, noutras pareço um caminhoneiro que esqueceu de trocar o sapato sujo.

Coisas que gosto em Paris 3




Miss-Tic é uma artista plastica que anda por ai colocando beleza nos muros de Paris.
A pagina web da moça é http://www.missticinparis.com/, vale a pena dar uma olhada.