21/12/2007

Testes DNA, a favor ou contra?

Nesses ultimos tempos de governo Sarkozy se discute a possibilidade de efetuar testes DNA para crianças filhos de imigrados que solicitam um visto para habitar na França.

O teste chamado "Teste Mariani" que é o nome do deputado UMP (partido governamental) foi adotado pela lei do 23 de outubro de 2007 relativa à imigração.

Depois de uma mobilização massiva da sociedade civil francesa contra essa lei, os legisladores decidiram criar um decreto no Conselho de Estado para: regulamentar a pratica do teste, impor um prazo de experimentação (sera testada até 31 de dezembro de 2009), um decreto para definir uma lista de paises onde o estado civil e a documentação relativa a este são precarios, a autorização de um tribunal de grande instância e por fim o pagamento pelo estado francês das despesas do teste.

Mas a sociedade civil ainda não engoliu a lei e as discussões continuam. São doze os paises na Europa que recorrem ao teste em caso de duvida de filiação mas é uma pratica excepcional. Na Alemanha ele funciona como um ultimo recurso e não existe um fichario central de impressões genéticas e esse recurso apesar de acelerar a procedura "não deve influenciar negativamente sobre a decisão final". O estado francês é o unico a ter criado uma lei para a sua imposição, normalmente utilizam-no para aquelas pessoas vindas de paises onde arquivos foram queimados ou onde os documentos administrativos são considerados de pouca ou nenhuma confiança.

Por outra parte estava ontem conversando com um senhor muito gentil com quem trabalhei a um tempo atras, ele tem la os seus 50 e tantos anos e como eu sou uma curiosa de mão cheia e ele é um grande falador me contou uma parte da sua vida.

Ele vem do Mali, tem dois filhos la com uma primeira mulher (que ele deixou porque ja estava velha demais), aqui na França ele vive com suas duas esposas mais jovens com as quais tem 8 filhos, detalhe: todos moram na mesma casa.

No começo de janeiro ele ira ao Mali para finalmente poder consumar o casamento com a sua quarta esposa. Ele se casou a dois anos mas ela estava jovem demais e teve que esperar a primeira menstruação da menina para poder realizar o casamento nos atos. Ela tem 12 anos, tinha dez quando se casaram! Infelizmente, para ele, não podera trazer a menina para morar na França, onde provavelmente ela viveria como empregada para as suas primeiras mulheres e escrava sexual do seu marido.

E o que o impede de trazer a menina? Bom, agora tem uma lei complicada e ele não pode falsificar documentos (não foi essa a palavra usada mas quase) e trazer a menina como sendo filha dele.

Então me pergunto aqui, o que eu acho deste teste? Bom, meu lado representante da sociedade civil diz que é uma afronta a privacidade e uma clara demonstração de racismo e discriminação.
E como mulher? Eu digo que o teste salvou pelo menos por enquanto essa criança que sera no mês de janeiro vitima de um pedofilo. E com a bendição de toda a familia é claro, que ele pagou muito bem para isto!

2 comentários:

Anônimo disse...

Nunca pensei que eu fosse capaz de apoiar uma lei, que tu e mt bem dizes ser: uma afronta à privacidade, racista e discriminatória, mas depois de ler este post...nem sei o q pensar...

Conheço bem a realidade francesa, e sei dos muitos àrabes que vivem só para fazer filhos e viverem do estado social...mas pior é saber de histórias como esta que acabas-te de contar :((((

Um beijinho de Lisboa
Carlos

samya disse...

Um beijo para você tambem Carlos e um fim de ano cheio de alegria e festa!